Política da qualidade na sua empresa. Existe? E faz sentido?
Clauditis , December 29th, 2018
Quando se implementa um Sistema de Gestão da Qualidade, a definição da Política da Qualidade é uma das primeiras coisas que se deve efetuar. Esta atividades pertence à gestão de topo e contém orientações gerais, intenções e objetivos da organização em relação à qualidade.
Uma política é uma é uma declaração formal do que é a qualidade para empresa, contendo princípios definidos para orientar decisões que irão levar a alcançar resultados mensuráveis.
Como deve ser uma política da qualidade implementada?
De acordo com o requisito 5.2.1 da norma ISO 9001:2015, a gestão de topo deve estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade que:
- Seja adequada ao propósito e ao contexto da organização e suporte a sua orientação estratégica;
- Proporcione um enquadramento para a definição dos objetivos da qualidade;
- Inclua um compromisso para a satisfação dos requisitos aplicáveis;
- Inclua um compromisso para a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.
A política de qualidade vai ser o pilar que vai comandar todo o sistema de gestão da qualidade, ou seja, o que defini o que nós queremos ser e que serviço queremos prestar aos nossos clientes.
Comunicação da política da qualidade
De acordo com o requisito 5.2.2 da norma ISO 9001:2015, a política da qualidade deve ser divulgada e comunicada:
- Disponibilizada e mantida como informação documentada;
- Comunicada, compreendida e aplicada dentro da organização;
- Disponibilizada às partes interessadas relevantes, conforme adequado.
Sendo a política da qualidade uma declaração da gestão de topo da definição do que pretende que a empresa ou organização sejam, é fulcral que esta seja comunicada a todos os agentes com quem a empresa lida, tanto internamento como externamente.
Desta forma faz sentido que todas as empresas, independentemente de terem um sistema de gestão da qualidade implementado ou não, definam e divulguem a sua política de qualidade.
Política como base dos objectivos de qualidade
É a partir da política de qualidade que se definem os objetivos da qualidade. A política é a definição de como, e os objetivos são a definição de onde a organização pretende chegar. Por outras palavras, o objetivo da qualidade é a definição dos alvos estipulados pela empresa ou organização no que concerne à qualidade. Estes devem ser idealizados num pinto de vista quantitativo, para serem mensuráveis e analisados os seus desvios. A política da qualidade é o suporte para a definição e análise crítica dos objetivos da empresa. A política da organização deve estabelecer um senso global de direção e determinar a meta principal, no que se refere ao cumprimento dos requisitos dos clientes.
E a política de qualidade vai ser instrumental na implementação deste sistema, que pode culminar com a certificação em qualidade.
Se pretende implementar um sistema de gestão da qualidade podemos ajudá-lo nessa tarefa.
Contacte-nos sem compromisso e saiba como podemos ajudar a sua empresa a cumprir a legislação.