A certificação de qualidade no turismo rural

Clauditis , December 29th, 2018

Existem algumas ferramentas para pequenos turismos rurais que pretendem certificar a sua atividade sem terem o grande investimento e impacto que é a implementação de um sistema de qualidade de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2015.

Assim existe um referencial que abrevia e aligeira todo este processo vocacionado especificamente para os turismos rurais. O referencial NP 4494 – Turismo de habitação e turismo no espaço rural, contém os requisitos conducentes à certificação do serviço de empreendimentos de natureza familiar, que disponibilizem serviços de turismo de habitação e turismo no espaço rural, devidamente licenciados. Estão excluídos desta norma os hotéis rurais.


Porque é importante a certificação de qualidade no turismo rural?

As expectativas dos clientes dos turismos rurais vão de acordo com uma prestação de um serviço, no âmbito do turismo de habitação e turismo no espaço rural, que está compilado nesta norma. Assim esta norma compreende o cumprimento de um conjunto de requisitos de serviço associado às características deste tipo de oferta turística, podendo ser agrupados da seguinte forma:

  • Requisitos de acolhimento – a norma define como os hóspedes deverão ser acolhidos durante a permanência num turismo de habitação ou num turismo no espaço rural.
  • Requisitos de infraestruturas e equipamentos – define alguns cuidados que deverão ser tido em conta nas infraestruturas que são utilizadas para turismo de habitação ou num turismo no espaço rural para que os hóspedes tenham um serviço mínimo garantido;
  • Requisitos de limpeza e manutenção – estes são os serviços que deverão ser prestados em termos de limpeza e de manutenção que vão de encontro aos requisitos de satisfação dos clientes deste tipo de oferta turística;
  • Requisitos de ambiente interno e externo – reflete o que o cliente espera de uma oferta turística do tipo turismo de habitação ou num turismo no espaço rural;
  • Requisitos de gestão – exige o mínimo de gestão e organização necessário para conseguir acompanhar os requisitos do cliente para esta oferta turistica.

Com a implementação de um sistema de qualidade de acordo com o referencial NP4494 os turismo de habitação ou num turismo no espaço rural podem contar com os seguintes benefícios:

  • Uniformidade do serviço prestado no tipo de oferta turismo de habitação ou num turismo no espaço rural;
  • Adoção de um código de boas práticas que vá de encontro aos requisitos dos clientes desta tipologia turística;
  • Existência de uma metodologia de tratamento de reclamações – paa que desta forma esteja garantida a melhoria continua;
  • Aumento do grau de confiança por parte dos clientes;
  • Melhoria da imagem da oferta turística turismo de habitação ou num turismo no espaço rural.

Se implementar o Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com este referencial poderá esperar uma aumento da satisfação dos seus clientes, um dos maiores princípios da qualidade, tornando-se também as visitas dos clientes mais previsíveis do ponto de vista das expectativas geradas previamente. Assim conseguirá ir de encontro aos requisitos do cliente e ter mais clientes satisfeitos.

Se tem um turismo de habitação ou num turismo no espaço rural contacte-nos ,sem compromisso, e saiba como podemos ajudar a sua empresa a implementar um sistema de gestão da qualidade adaptado às suas necessidades.

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