FAQs

Perguntas Frequentes (FAQs) RGPD

Sim, todas as empresas ou empresários em nome individual que façam tratamento de dados pessoais são obrigados a cumprir o RGPD.
O responsável pelo tratamento de dados (e pelo sistema que gere o tratamento de dados) é sempre o responsável da empresa, ou seja a sua gerência ou estrutura de administradores.
  • a) Informar e aconselhar o responsável pelo tratamento dos dados e os empregados que efetuem o tratamento quanto às obrigações que lhes incumbem por força da presente diretiva e a outras disposições da União ou dos Estados-Membros de proteção de dados;
  • b) Fiscalizar a conformidade com a presente diretiva, com outras disposições da União ou dos Estados-Membros de proteção de dados e com as políticas do responsável pelo tratamento de dados em matéria de proteção de dados pessoais, incluindo a repartição de responsabilidades, a sensibilização e formação do pessoal implicado nas operações de tratamento de dados e as auditorias correspondentes;
  • c) Prestar aconselhamento, quando tal lhe for solicitado, no que respeita à avaliação de impacto sobre a proteção de dados e controlar a sua realização nos termos do artigo 27.o;
  • d) Cooperar com a autoridade de controlo;
  • e) Ponto de contacto para a autoridade de controlo em assuntos relacionados com o tratamento, incluindo a consulta prévia referida no artigo 28.o, e aconselhar esta autoridade, se for caso disso, sobre qualquer outro assunto.
Depende de cada um dos casos e da forma como a empresa ou organização estão a trabalhar, mas demora entre 3 a 6 meses.
O valor mínimo, está estabelecido pela legislação nacional, em 500,00 € e o valor máximo estabelecido é de 20.000.000,00 € ou, no caso de uma empresa, até 4 % do seu volume de negócios anual a nível mundial

Perguntas Frequentes (FAQs) Portugal 2020

Os avisos de abertura de candidaturas são publicados na página do Portugal 2020, no entanto, existe um programa com um cronograma pré definido que tem estado a ser cumprido mas com alguns atrasos, pelo que deve ser apenas orientativo.
Existem diversos tipos de apoio, no entanto resumem-se a incentivos a fundo perdido ou incentivos reembolsáveis, em que a taxa de juro é bonificada.
Não, existem faturar que podem aumentar a probabilidade de aprovação, mas nenhum é garantido. Mesmo que seja aprovado pode não ter dotação orçamental.
Pode-se candidatar qualquer entidade, singular ou coletiva, do setor público, cooperativo, social ou privado, com ou sem fins lucrativos, que preencha as condições previstas no Decreto –Lei nº 159/2014, bem como as entidades previstas na regulamentação específica ou nos avisos para apresentação de candidaturas aplicáveis.

Perguntas Frequentes (FAQs) Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

Um Sistema de Gestão de Qualidade é um conjunto de elementos interligados entre si, integrados numa organização ou empresa, que funcionam como peças de uma ferramenta para cumprirem a definição da política da qualidade e os objetivos da organização ou empresa.

Assim é assegurada a qualidade com processos e procedimentos específicos, idealizados para cada organização ou empresa, sendo garantida nos produtos e serviços prestados, atendendo às especificações dos clientes.

Implementar um Sistema de Gestão de Qualidade é uma decisão estratégica que deve ser considerada por qualquer gerente ou administrador de uma empresa. O sistema de gestão da qualidade tornará a empresa mais dinâmica, moderna e com uma oferta de produtos ou serviços mais adequados aos seus clientes.

  • Definição clara de responsabilidades e melhor organização dos processos dentro da empresa;
  • Possibilidade de venda a clientes mais exigentes;
  • Aumento da competitividade da empresa;
  • Redução de custos com a eliminação dos custos da não qualidade;
  • Desenvolvimento da Cultura da empresa com uma cultura da Qualidade;
  • Melhoria contínua tanto dos processos quanto da imagem da empresa.

O responsável pela implementação de um sistema de qualidade é sempre o responsável pela empresa ou organização onde este é implementado. No entanto em qualquer sistema de gestão da qualidade existe sempre um responsável pela qualidade (nomeado pela gerência da empresa) que pode ser interno ou externo. Esta pessoa/entidade pode ser a mesma que efetua a implementação do sistema.