Conceito da Qualidade - Princípios da Qualidade
Clauditis , December 29th, 2018
Para numa empresa conseguirmos ter um nível elevado de qualidade temos que atingir o princípio fundamental da qualidade: Clientes Satisfeitos. A qualidade baseia-se na satisfação dos clientes.
Princípios básicos da norma ISO 9001:2015
Desta forma a norma ISO 9001:2015 equaciona sete princípios básicos
Foco no cliente
O foco principal da gestão da qualidade é satisfazer os requisitos do cliente e esforçar-se por exceder as expetativas dos clientes. O sucesso sustentado é atingido quando conseguimos atrair e reter a confiança dos nossos clientes. Todas as interações com os clientes são oportunidades de gerar mais valor para o cliente. É fulcral conhecermos e compreendermos as necessidades atuais e futuras dos clientes.
Liderança
Num processo de qualidade tem sempre que existir uma liderança forte. Os líderes estabelecem a orientação e criam as condições para que as pessoas se empenhem no atingir dos objetivos da organização.
Comprometimento das pessoas
Para gerir de forma eficaz e eficiente um sistema de gestão da qualidade, é fulcral respeitar e envolver todas as pessoas a todos os níveis. Uma pessoa pode bloquear toda a implementação de um sistema de gestão da qualidade, funcionando como comumente se diz “uma areia na engrenagem”.
Abordagem por processos
O SGQ é constituído por processos inter-relacionados. Compreender como é que o sistema produz os resultados permite otimizar o seu desempenho. Consegue-se alcançar resultados mais consistentes e previsíveis de modo mais eficaz e eficiente quando as atividades são entendidas e geridas como processos inter-relacionados que funcionam como um sistema coerente
Melhoria
A melhoria contínua é essencial para qu uma organização mantenha os níveis de desempenho elevados, reaja a alterações na suas condicionantes e internas e externas e crie novas oportunidades. As organizações que têm sucesso estão permanentemente focalizadas na melhoria.
Tomada de decisão baseada em evidências
As tomadas de decisão são um processo complexo e envolvem sempre indecisão. Antes de tomar uma decisão é necessário estudar e tomar conhecimento das relações de causa e efeito e as potenciais consequências não esperadas. Estar munido de factos, evidências e análise de dados ajudam a diminuir a incerteza na tomada de decisões e aumentar a objetividade e confiança nas decisões tomadas. Mas o lema neste princípio deverá ser “pior que as más decisões e não tomar decisões”.
Gestão das relações
As partes interessadas (ex: fornecedores, clientes, acionistas, colaboradores, etc.) influenciam o desempenho de uma organização. O suscesso sustentado tem mais probabilidade de ser atingido quando a organização gere as suas relações com todas as partes interessadas, otimizando os respetivos impactos e desempenhos. Tem particular importância num sistema de gestão da qualidade a gesto das redes de parceiros.
Se num sistema de gestão de qualidade tivermos em conta todos estes aspetos a probabilidade de sucesso da organização e do próprio sistema aumenta de forma exponencial.
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