Portugal 2020 – Candidaturas – O que precisa de saber.

Clauditis , March 4th, 2019

Um dos fatores mais importantes para as empresas se manterem competitivas é a sua capacidade de obtenção de novos clientes e de resposta aos mesmos. Muitas vezes, essa competitividade depende dos recursos que a empresa consegue possuir num determinado momento. E o financiamento assume uma grande importância na capacidade da empresa em obter os recursos que necessita para crescer.

Sabia que existem situações onde parte desse financiamento pode ser obtido, a fundo perdido, através de apoios comunitários, mediante o cumprimento de algumas obrigações? O Portugal 2020 é um programa que o permite. Entenda o que é, como funciona e porque cada vez mais empresas fazem candidaturas ao Portugal 2020. E como também o pode utilizar para ter financiamento para ajudar a sua empresa a crescer.


Quem se pode candidatar ao Portugal 2020?

O Portugal 2020 está aberto a qualquer entidade, singular ou coletiva, do setor público, cooperativo, social ou privado, com ou sem fins lucrativos, desde que cumpram algumas obrigações tais como não ter dívidas à autoridade tributária nem à segurança social.


Que tipo de apoios posso obter? Para quê?

O Portugal 2020 apoia as candidaturas de diversas maneiras, desde financiamento com taxas de juro bonificadas e com facilidade de acesso ao financiamento, apoios a fundo perdido condicionados ao cumprimento de metas e apoios a fundo perdido.


Quando estão as candidaturas abertas?

As candidaturas abrem, em datas variáveis, ao longo do ano, não havendo um período fixo para as mesmas. No entanto, a preparação da candidatura pode ser efetuada em qualquer altura.

A periodicidade média de abertura de candidaturas é cerca de 2 vezes ao ano. As candidaturas estão abertas, em média, durante um mês e meio.

O facto de as candidaturas não estarem abertas, não quer dizer que não seja uma boa altura para começar a preparar a sua candidatura. Aliás, até pode ser uma estratégia interessante.

Para além disso algumas candidaturas funcionam com pré registo para que o candidato possa iniciar o seu investimento, se assim o entender.


Quais as vantagens de uma candidatura ao Portugal 2020?

A principal vantagem de uma candidatura é a possibilidade de obtenção do financiamento. Além disso, é possível, também obter um apoio a fundo perdido que potencia o sucesso do investimento uma vez que o torna menos pesado e gravoso para o seu investidor.

Qualquer investimento que seja apresentado ao Portugal 2020 deve ser pensado sem qualquer apoio, e deve ser viável independentemente do apoio ser aprovado. Assim, no caso de ser apoiado, a taxa de sucesso será ainda mais elevada.


Quais são os passos para se candidatar?

  • Tenha um objetivo
  • Veja se a empresa se enquadra nos critérios de elegibilidade
  • Escolha da medida a que se vai candidatar
  • Prepare e submeta a sua candidatura


Qual é o seu objetivo em termos de crescimento e o que precisa para lá chegar? Com base nesta pergunta, poderá saber qual o tipo de apoio e em que medidas pode ser enquadrado.

Existem alguns critérios de elegibilidade, que podem fazer com que a sua empresa esteja, ou não, em condições de avançar para o Portugal 2020.

Depois de ter um objetivo bem definido e verificar qual o programa a que se pode candidatar, pode verificar qual a medida, ou medidas nas quais poderá obter financiamento.

Neste passo, está na hora de elaborar e submeter a sua candidatura aos apoios do Portugal 2020. A preparação antecipada é o segredo de uma boa candidatura. Antes de os apoios estarem abertos deverão ser acauteladas todas as exigências, tais como financiamento da quota parte não apoiada, licenciamentos, autorizações prévias, estudos de mercado, etc., que sustentem todos os investimentos que vão ser apresentados e postos em prática.


Como elaborar uma boa candidatura ao Portugal 2020?

Todo o processo se inicia com o registo no balcão 2020 que é um balcão virtual que serve para submeter os seus documentos e oficializar a candidatura. Para dar início ao processo é necessário efetuar este registo.

De seguida terá que reunir toda a documentação necessária relativa à entidade que apresenta a candidatura e verificar a sua validade. Todos os documentos necessários estão descritos no aviso de abertura de cada candidatura.

É necessário fazer um plano das necessidades de investimentos, e para cada investimento deverá reunir sempre três ou mais orçamentos. Depreende-se que a escolha pelo investimento mais benéfico e a melhor preço para a empresa tenha sido feito na fase que antecede a candidatura.

Estude o mercado e faça uma perspetiva de venda por tipo de produtos ou serviços e em que mercados. Esta análise será necessária para aferir a viabilidade económico financeira da candidatura.

A leitura atenta do regulamento e da legislação afeta à candidatura é imprescindível para que não surjam surpresas futuras nem incompatibilidades entre o aviso de abertura e o investimento pretendido.

Simular a nota que se vai ter com a análise da candidatura é também uma boa prática, se a candidatura não atingir a nota mínima não vale a pena investir tempo a submeter uma candidatura que não será aprovada.


Agora que já sabe como efetuar uma candidatura ao Portugal2020, pode pensar neste apoio ao seu investimento como algo que pode alavancar o mesmo. E, se quer que a sua candidatura seja feita por especialistas nesta área, pode sempre falar com a Clauditis. Estamos aqui para o ajudar. Contacte-nos aqui.

Tem dúvidas? Fale connosco!

Fale Connosco

Tem dúvidas? Fale connosco!