Candidaturas Abertas - Portugal 2020: Sistema de Incentivos “Internacionalização das PME’s”
Sofia Cardoso , January 28th, 2020
Existem candidaturas abertas ao Portugal 2020, que fazem parte do Sistema de Incentivos para a Internacionalização das PME’s e que permitem aos seus beneficiários a possibilidade de obter um incentivo até 45% do valor investido (mediante aprovação e certas condições).
Candidaturas abertas ao Portugal 2020 - “Internacionalização das PME’s”: Enquadramento do concurso, objetivos e prioridades?
O programa nacional de reformas visa a promoção da competitividade das empresas via a internacionalização e da inovação, desta forma é necessário que as empresas portuguesas estejam capazes de dar respostas a estas necessidades. Um dos objetivos para o crescimento económico de Portugal é o aumento das exportações de bens e serviços na primeira metade da próxima década, nesse sentido estão criados alguns mecanismos para alavancar as empresas e potenciar os seus negócios com a criação de modelos de negócio que respondam às necessidades do mercado global - daí estarem candidaturas abertas para estas áreas de negócio.
As três prioridades objetivas, deste Sistema de Incentivos do Portugal 2020, são:
- E-Commerce e Transformação Digital;
- Desafio do Brexit: Diversificação de Mercados;
- Acelerador de Exportações.
O que se entende por prioridade de E-commerce e Transformação Digital?
De acordo com as medidas aprovadas no plano estratégico da AICEP, este visou a realização de medidas para uma internacionalização digital de sucesso das empresas portuguesas através do programa Exportar Online. Estas medidas são através da sensibilização, da capacitação e consultoria às empresas, e a implementação de planos de internacionalização digital e da sistematização de fontes de financiamento e incentivos.
Através da criação de novos modelos de negócio, novas cadeias de valor e de novas tecnologias (B2B/ Business to business e B2C/ Business to Consumer).
Os valores que existem disponíveis ao nível da agência pública de internacionalização o comércio eletrónico possui uma relevância enorme na estratégia de internacionalização. Neste contexto o objetivo do aviso é aumentar as exportações portuguesas através comércio eletrónico.
O que se entende por prioridade Brexit: Diversificação de Mercados?
O Reino Unido assume uma importância muito grande ao nível das exportações portuguesas, mais concretamente na área dos serviços de turismo, para termos uma noção em 2017 o valor das exportações portuguesas para o Reino Unido foi superior a 8 milhões de euros.
Com a saída do Reino Unido da União Europeia, as empresas portuguesas têm de se adaptar rapidamente para que minimizem o impacto dessa saída.
Foi com este pressuposto que se desenvolveu um incentivo financeiro, que proporcione às empresas a possibilidade de realizarem um diagnóstico e a definição de um plano de ação para responderem aos novos desafios com mais credibilidade e segurança.
Poderão ser criadas estratégias de diversificação de mercados de exportação ou numa estratégia de reposicionamento no mercado do Reino Unido.
O que se entende por prioridade Acelerador de Exportações?
Nos últimos anos as taxas de exportações têm sido superiores às taxas do PIB e o desejo é que continuem. Portugal tem conseguido apresentar um saldo positivo da balança comercial de bens e serviços, elemento muito importante para o crescimento das contas públicas.
O presente aviso pretende reforçar a presença das empresas portuguesas em mercados internacionais.
Quais destes apoios, no âmbito do Portugal 2020, posso obter?
As empresas podem ter apoios individuais de internacionalização nos seguintes domínios:
Prioridade: E-commerce e Transformação Digital
- A presença na web, através da economia digital;
- O desenvolvimento e promoção internacional de marcas;
- O marketing internacional;
- A introdução de novos métodos de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas.
Prioridades Brexit: Diversificação de Mercados e Acelerador de Exportações
- O conhecimento de mercados externos;
- A presença na web, através da economia digital;
- O desenvolvimento e promoção internacional de marcas;
- A prospeção e presença em mercados internacionais;
- O marketing internacional;
- A introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas;
- As certificações específicas para os mercados externos.
Quem são os beneficiários destes incentivos no âmbito do Portugal 2020?
No presente aviso podem beneficiar das candidaturas abertas ao Portugal 2020 as empresas PME de qualquer natureza e sob forma jurídica, que se proponham desenvolver projetos de investimento que satisfaçam os requisitos de elegibilidade e de seleção.
Qual o valor da taxa de financiamento das despesas elegíveis?
Neste incentivo, as despesas consideradas elegíveis de uma taxa de 45%, com exceção dos incentivos a conceder pelo PO Regional de Lisboa, os quais são calculados através da aplicação, às despesas elegíveis, de uma taxa máxima de 40%.
Até quando está disponível a abertura a candidaturas do Portugal 2020 para este incentivo?
- Fase I – Prioridade E-commerce e Transformação Digital: entre o dia 24 de janeiro de 2020 e o dia 30 de março de 2020 (19 horas)
- Fase II – Prioridade Brexit: Diversificação de Mercados: entre o dia 24 de janeiro de 2020 e o dia 27 de abril de 2020 (19 horas)
- Fase III –Prioridade Acelerador de Exportações: entre o dia 24 de janeiro de 2020 e o dia 25 de maio de 2020 (19 horas).
Precisa de ajuda na elaboração da candidatura da sua empresa? Conte com a nossa equipa.
Peça o seu orçamento gratuito para tirar as suas dúvidas no que diz respeito aos incentivos do Portugal 2020.