Abertas as candidaturas para a medida “Internacionalização via E-commerce”

Admin , August 29th, 2023

A medida tem como objetivo conceder apoios a projetos individuais de PME’s que, suportados em Planos Detalhados de E-commerce Internacional, visem a concretização de estratégias de internacionalização digital. Os projetos devem integrar a presença direta nos canais online, designadamente a criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.


Beneficiários

PME’s de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica.


Prioridades de investimento

  1. Sensibilização, capacitação e consultoria a PME novas exportadoras, com o objetivo de promover a sua internacionalização por canais digitais;
  2. Apoio individualizado para a promoção digital orientado à diversificação de mercados para empresas que já tenham experiência internacional consolidada através de canais digitais.


Despesas elegíveis

  1. Aquisição de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto.
  2. Despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas a:
  • Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
  • User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
  • Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;
  • Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;
  • Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
  • Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
  • Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
  • Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
  • Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
  • Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.
  1. Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, devendo ser evidenciadas as competências/valências em e-commerce e marketing digital e corresponder a um nível mínimo de qualificação VI (QNQ).


Financiamento

O apoio assume a forma de subsídio não reembolsável.

A taxa máxima de apoio é de 50%.


No âmbito do presente Aviso estabelecem-se como limiares mínimos e máximos de despesa elegível:

i) 10.000€ e 25.000€, para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras”;

ii) 25.000€ e 85.000€, para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”.


Duração do projeto

Os projetos têm uma duração máxima de doze meses a contar da data de assinatura do Termo de Aceitação.


Período de candidaturas

O período de candidatura decorre até ao dia 20 de outubro de 2023.

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